Faq

1. Qual é o prazo para da analise de crédito?
Após a entrega dos documentos completos, o prazo do parecer sobre a situação regular do cliente se dá em até 48 h.
2. O que compreende uma analise técnica jurídica do financiamento imobiliário?
O processo de analise técnica jurídica visa dar a segurança ao comprador e ao credor que o imóvel esta apto a ser negociado, se assegurando que não impedimentos legais que possam anular a transação de compra e venda.
3. Qual é o prazo para contratação de um financiamento imobiliário?
Os prazos de entrega dos financiamentos imobiliários vêm reduzindo muito no Brasil. Historicamente, esses prazos eram de aproximadamente 90 dias, decorridos desde a data da aprovação do crédito até a liberação dos recursos ao vendedor do imóvel. Atualmente com a profissionalização do crédito imobiliário no Brasil, em face de grande oferta de recursos pelas Instituições Financeiras, vem reduzindo muito esse prazo. Já há informações de financiamentos concretizados em até 20 dias, ficando somente dependente do registro do contato no SRI, que em alguns Estados pode levar até 30 dias. Portanto, o prazo médio esta aproximadamente 45 dias. Os prazos dos financiamentos estão totalmente ligados à qualidade da documentação entregue pelo comprador.
4. Porque se faz auditoria de recebiveis?
Para enquadrar os recebiveis de acordo com os parâmetros estabelecidos pelos compradores, com o objetivo principal de orientar quanto a decisão da aquisição ou não desses créditos. Nesta auditoria, é verificada todas as condições da regularidade documental, da formalização dos contratos, dos imóveis, dos devedores e da situação da regularidade jurídica.
5. A Alienação Fiduciária, utilizada como garantia dos financiamentos imobiliários, reduziu o prazo de retomada dos imóveis?
Sim, pois os contatos de financiamentos constituídos com garantia hipotecaria, face morosidade do juridiciário, os imóveis são retomados entre 4 e 10 anos. Com a implantação da Alienação Fiduciária, a execução dos créditos em atraso se da através de medidas administrativas e extrajudiciais que garante que o imóvel seja retomado em até 240 dias.

Copyright © 2019 - MSFI Monitoramento e Serviços Financeiros Imobiliários